Poesia é aquilo que comove, sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta. Existem certas características que tornam um texto poético, como o ritmo, versos, estrofes e rimas. A partir da apreciação de diferentes poemas, os alunos aprenderam que tudo pode se transformar em poesia, principalmente os temas do cotidiano, como seres vivos, alimentação saudável, brincadeiras, cultura e cidadania.
Depois de conhecerem obras de diversos autores e realizarem um Sarau de Poesia, apresentado para outras séries, os alunos foram convidados a produzirem os seus próprios poemas. Com base no tema de cinco livros do escritor Cesar Obeid, sendo eles “Brincantes Poemas”, “Rimas Saborosas”, “Rimas Animais”, “Sou indígena, sou criança” e “Aquecimento global não dá rima com legal”, cada grupo criou e encantou com poemas para lá de criativos.
Como nossos alunos estão muitos sabidos, os poemas não ficaram registrados apenas no papel. Com atenção, postura, entonação e pausa, os textos foram declamados e gravados, encontrando mais uma maneira de contar a história que criaram.
Para dar um toque aos belos poemas, cada grupo fez desenhos para ilustrar o que imaginaram ao construir o texto. E para compartilhar todo este processo, a pintura ficará por conta do leitor, que terá a missão de dar vida a cada ilustração, relembrando o prazer de ser criança.
Ana Paula Campanholi de Souza
Carina Bozzon Grassi
Liliane Giraldelli Moraes
Juliana Grandini Cares
Samira Cristina Figueiredo Dufner