top of page

O PROJETO

 

O trabalho Jornal Televisivo, produzido pelos alunos do 8º ano, surgiu da necessidade de considerar a linguagem oral como conteúdo escolar, uma vez que, nas situações reais de comunicação, a modalidade falada da língua é muito mais utilizada do que a escrita. Além disso, é função da escola oferecer oportunidades para que os alunos possam se colocar em situações de uso público e formal da língua oral, como é o caso de um jornal televisivo.

Assim, os alunos, divididos em grupos, produziram vídeos em que apresentaram jornais televisivos criados por eles, baseados em formatos reais de jornais que circulam na mídia. Para isso, os alunos assistiram a diversos jornais, com o objetivo de perceber os elementos que caracterizam o gênero jornal televisivo. Na análise de um determinado gênero textual, é necessário reconhecer as estruturas que são recorrentes, ou seja, aquilo que é “relativamente estável”, nas palavras de M. Bakhtin, e também o que singulariza cada texto que compõe o gênero.

Durante essa primeira etapa do processo, os alunos conheceram vários formatos de jornalismo televisivo. Uma das discussões mais produtivas foi a que abordou a escolha pelo jornalismo sensacionalista, opção que mascara a baixa qualidade das notícias apresentadas em alguns jornais e que, contraditoriamente, garante índices relativamente estáveis de audiência. A criação de personagens caricatos pelos repórteres e jornalistas nesses programas atrai e fideliza telespectadores por meio do humor e de um registro de linguagem mais popular.

 Na segunda etapa do processo, cada grupo de alunos produziu seu jornal, tendo por base um formato já existente e em circulação. Nos jornais produzidos, percebem-se as discussões realizadas em aula, na medida em que muitos buscaram retratar, com humor e ironia, a realidade apresentada no jornalismo televisivo.

 

Professora Patrícia Silva

 

 

 

bottom of page